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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Logro do Santo Sudário.









Mais uma relíquia na qual o povo cristão depositava sua fé, foi desmistificada definitivamente: o Santo Sudário – o pedaço de pano de linho que teria coberto Jesus Cristo no túmulo – é  uma fraude. 
Um experimento em 2009,  já havia reproduzido a técnica utilizada para fazer a imagem na Idade Média.
 À organização italiana "Comissão para a Investigação de Alegações de Paranormalidade", conduziu os estudos científicos feitos com carbono 14 – técnica que permite descobrir a idade aproximada de alguns materiais – e que já haviam revelado, em 1988, que a mortalha datava dos séculos 13 ou 14, na Idade Média, ou seja, mais de 1,2 mil anos depois da morte de Jesus. Na época, no entanto, os cientistas não conseguiram desvendar como a falsificação teria sido feita com a limitada tecnologia medieval. Assim, para muitos persistia à fé, para outros à dúvida.. O Santo Sudário mostra imagem de um homem crucificado, com rastros do que seria sangue escorrendo de ferimentos nas mãos e nos pés.
Em 2009, os cientistas italianos conseguiram reproduzir a técnica. 
Usando linho tecido da mesma forma que o Santo Sudário e envelhecido artificialmente por aquecimento em um forno e por lavagem. O pedaço de tecico foi colocado, então, sobre um estudante que usava uma máscara e esfregado com um pigmento vermelho muito usado na Idade Média. Todo o processo levou uma semana. A pesquisa foi financiada pela Comissão para a Investigação de Alegações de Paranormalidade e por uma organização italiana de agnósticos e ateus.
– O resultado obtido indica claramente que isso poderia ser feito com o uso de materiais baratos e um procedimento simples – disse na época o cientista italiano Luigi Garlaschelli, professor de Química da Universidade de Pavia.



Outro estudo polêmico com base nas características faciais da imagem do Sudário, sugere que este tenha sido obra do pintor Leonardo da Vinci.
A hipótese foi levantada pela artista americana Lilian Schwartz, consultora gráfica da Escola de Artes Visuais de Nova York e famosa por ter associado, na década de 1980, o rosto de Mona Lisa ao autorretrato de Da Vinci. “Estou empolgada com isso”, disse Lilian, segundo reportagem do jornal The Daily Telegraph. “Não há dúvida, na minha cabeça, de que as proporções sobre as quais Leonardo escreveu foram usadas na criação do rosto nesse Sudário”.
De acordo com o estudo, o pano pode ter sido pendurado no interior de uma câmara escura e coberto com sulfato de prata, substância fotossensível já encontrada na Itália do século XV. Do lado de fora, Da Vinci teria colocado uma escultura de seu próprio busto, cujos traços foram projetados, através de uma lente encaixada no buraco de uma das paredes da câmera, no tecido em questão. Isso poderia explicar o porquê da imagem ser em 3 dimensões e em negativo.



O Sudário apareceu pela primeira vez na história nas mãos de um cavaleiro francês, em 1360. De propriedade do Vaticano, é mantido em uma câmara especial da catedral de Turim e raramente exibido em público.

 



YHWH não deixou  objetos para que fossem alvo de adoração, não porquê não quisesse…mas porque verdadeiramente eles nunca existiram.
Por isso não
se tem registros da Arca da Aliança, da face de Yeshua, e outros objetos
“bíblicos” da forma como são relatados, apesar do cristianismo forjar tais objetos e fatos; para atrair os acólitos mesmerizados para seu rebanho.


  

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